Título: Fazendo Meu Filme 1 - A Estreia de Fani
Autor: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Gênero: Literatura infanto-juvenil/romance
Número de páginas:336

Sinopse:



"Tudo muda na vida de Estefânia quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. É sobre isto que trata este livro: o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. As melhores cenas da vida de Fani podem ainda estar por vir."




 Os livros da série Fazendo Meu Filme conquistaram o meu coração de uma forma inexplicável. A autora, com o seu jeito querido e cativante, nos conta a história de uma adolescente de 16 anos cujo seu maior sonho é ser uma diretora de cinema. Relatando acontecimentos do nosso cotidiano, como amores platônicos, viagens revolucionárias, conflitos sentimentais e a rotina de estudos, pessoas de diversos lugares afirmam se identificar com a história de Fani. Visto de um ponto de vista feminino, podemos compreender melhor os encalhes que a vida nos traz e o verdadeiro valor das coisas que amamos.

Estefânia Castelino Belluz, Fani, como prefere ser chamada, é uma jovem adolescente que está cursando o segundo ano do ensino médio. Narrando sua história em primeira pessoa, conhecemos um pouco sobre os seus hábitos, sentimentos, conceitos, perspectivas e sonhos.


A história se inicia com a lista dos filmes favoritos de Fani, que, a cada capítulo, nos apresenta um trecho de alguma das histórias. Eu gostei deste detalhe, pois esses trechos nos apresentam pistas do que está por vir em certo trecho do romance.


Os capítulos são curtos e gostosos de se ler. A cada parágrafo nos prendemos mais à história e não nos saciamos até ler o capítulo por completo. É algo impressionante e ao mesmo tempo divertido.


Fani possuí diversos amigos. Não quero citar todos, pois isso seria spoiler, mas a Gabriela e a Natália merecem uma exceção. As duas são tão adoráveis, cada qual com sua personalidade única e marcante, que nos fazem querer trazê-las para a vida real. Se você já leu o livro, me conta: ter a Gabi e a Nat como amigas seria uma coisa muito boa, não?


Chegamos, enfim, ao personagem que realiza uma metamorfose no coração de Fani: Leonardo, seu melhor amigo. O Léo é o tipo de pessoa que sempre queremos ter por perto. Gentil, educado, amoroso, engraçado, carinhoso e inteligente, faz de tudo por Fani, que o considera como um irmão, o que não é bem relacionado aos sentimentos do rapaz, que deseja algo além da amizade.


A vida de Fani é transformada por completo quando a garota se classifica em primeiro lugar na prova para realizar um intercâmbio, o que faz Léo não ter se animado tanto assim com a novidade. Os amigos dos jovens sabem o quanto Léo gosta de Fani, mas a mesma parece não perceber, já que possuí um amor platônico por Marquinhos, seu professor de Biologia.


"Hoje eu sei que nenhum filme é melhor do que a própria vida."(Pag.331)





E agora? O que irá acontecer? Fani enfim descobrirá os sentimentos de Léo por ela? O tão sonhado intercâmbio irá acontecer? Descubra no próximo livro e me conte o que achou!


Bem, espero que tenha gostado. Até a próxima! =)

Deixe um comentário